quarta-feira, 4 de abril de 2018

Como Me Livrei da Acne Quando Parei o Anticoncepcional


Oi, oi!

Hoje vim contar para vocês como me livrei das espinhas quando parei o anticoncepcional.

Decidi parar porque eu tomo há muitos anos já (precisei trocar de marca apenas uma vez ao longo dos 6 anos de uso), mas tinha enxaquecas absurdas demais e por isso decidi parar. O meu era o Selene, de 21 comprimidos. Tomei por muitos anos, tentei parar muitas vezes, porém sempre que eu tentava isso meu rosto lotava absurdamente de espinhas e oleosidade, fora que meu cabelo era outro que eu não aguentava... Até o cheiro parecia puro óleo. Resumindo: um pesadelo insuportável. Diante disso, dessa derrota que eu não aguentava, eu voltava com o ac, de novo e de novo...

Nos últimos meses (dezembro/janeiro de 2018), minha enxaqueca chegou a níveis absurdos e vi que precisava encontrar uma solução. Não queria mais tomar o ac, mas ao mesmo tempo não queria ter um rosto lotado de espinhas outra vez.

Pois então, marquei com uma dermatologista, fiz um exame de sangue completo e ela me receitou um manipulado para tomar, juntamente com um suplemento que eu já tinha pesquisado sobre e resolvi tentar também.

Ela me receitou um lactobacilo e o suplemento em questão que escolhi foi o picolinato de zinco 20mg. Ambos são para tomar diariamente, uma dose de cada:





Como zinco ajuda a se livrar da Acne:

Alguns estudos têm demonstrado que a acne forma devido a uma deficiência de zinco. Além disso, uma das principais causas da acne é devido a um desequilíbrio dos hormônios no corpo, o que faz com que uma quantidade adicional de óleo. Quando se toma uma quantidade regulamentada de zinco diariamente, o zinco pode realmente equilibrar os hormônios e controlar os níveis de sebo adequada, reduzindo assim a quantidade de óleo em que seu corpo produz.

Zinco também vai ajudar a curar as cicatrizes de acne, pois ajuda a curar feridas. O nutriente também pode reduzir a vermelhidão da acne, noite fora o tom de pele. Zinco ajuda a reduzir níveis de queratina. Queratina excessiva pode bloquear os folículos pilosos, que leva ao desenvolvimento da acne. Zinco também retarda a liberação de histamina, que inflama os poros e causa acne. O nutriente também protege a pele contra os raios do sol UV, como o zinco é um componente principal de cada protetor solar.

Embora mais pesquisa precisa ser feito, parece que a pesquisa que já foi feita claramente mostra que o zinco pode desempenhar um papel vital na luta para se livrar da acne. Os melhores tipos de zinco para se livrar da acne são picolinato de zinco e Monometionina de zinco. Ambos têm a maior taxa de absorção. (Fonte: Tratamentos de Acne)

Entendendo dos lactobacilos:

Lactobacillus Acidophilus – O Lactobacillus Acidophilus é um tipo de bactéria presente nos nossos intestinos. É um membro do gênero de bactérias Lactobacillus, e é uma peça fundamental na saúde humana. Por conter componentes que podem ser benéficos ao corpo humano como a vitamina K, que atua na coagulação do sangue, no aumento da cicatrização e imunidade e no combate aos radicais livres, os Lactobacillus Acidophilus são classificados como substâncias que podem contribuir com o tratamento de diversos problemas de saúde. Alguns de seus benefícios são: ajuda a reduzir o colesterol, reduz os sintomas da Síndrome do Cólon Irritável, promove a perda de peso, diminui sintomas da gripe, alergia, acne e eczemas. (Fonte: Dra. Patrícia Leite)

Lactobacillus bulgaricus – é um microorganismo que ajuda a deter o crescimento descontrolado de leveduras. É uma bactéria que, devido à sua ação benéfica para o sistema digestivo, ajuda a digerir carboidratos complexos e proteínas. De natureza proteolítica, pode facilmente quebrar proteínas. Ajuda a ampliar a biodisponibilidade de minerais, especialmente o cálcio. A absorção é duplamente importante em indivíduos intolerantes à lactose que podem também estar sofrendo de deficiência de cálcio dietético. Pode também produzir substâncias antimicrobianas antagonistas a vários microorganismos nocivos; para melhorar a digestibilidade de produtos lácteos e suavizar a intolerância à lactose; no alívio de distúrbios digestivos diversos; para deter o crescimento de bactérias e levedos patogênicos no trato digestivo. (Fonte: viamarmanet)

Bifidobacterium Bifidum – é um probiótico, Não-patogênico organismo bacteriano que reside naturalmente no trato gastrointestinal dos seres humanos e animais. Ele trabalha para proteger as células que revestem as paredes intestinais de agentes tóxicos. Ela também ajuda as células imunes assim que eles são capazes de viver o suficiente para tornar-se maduro. Um estudo mostrou que, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a suplementação com bifidobacterium bifidum diminuída sintomas experimentados com doenças inflamatórias causadas pela reação exagerada do sistema imunológico (doenças auto-imunes), como síndrome do intestino irritável (IBS) e a doença de Crohn.  (Fonte: nootriment)

Diante disso, o suplemento de zinco serviu principalmente para impedir o aumento da histamina, que inflama os poros e causa acne, e os lactobacilos serviram para tratar dessa inflamação, desinflamando alguma acne que pudesse vir a surgir – e realmente surgiu.
Pedi 30 comprimidos de cada manipulado e tomei por 30 dias. Custaram um valor barato, 22 reais o picolinato de zinco e os lactobacilos (que precisam ser mantidos na geladeira) ficaram em 37 reais. Total gasto para usar em um mês: 59 reais.

Escolhi tomar o de zinco 45min-1hora depois das refeições e o lactobacilo precisa ser tomado em jejum: antes de dormir ou de manhã cedo. Preferi tomar antes de dormir, então.

Tenho que dizer que estava realmente com medo de toda aquela oleosidade e espinhas voltarem como antes, mas à medida que eu tomava os manipulados e os dias iam passando, o resultado só ia me agradando cada vez mais. Depois de 30 dias de uso, meu rosto não adquiriu nenhuma oleosidade excessiva e as espinhas que apareceram foram pouquíssimas e bem pequeninas. Apareceram na testa (até porque uso franja), perto do nariz e queixo. A meu ver, a junção do calor excessivo + abandono do anticoncepcional + enorme quantidade de chocolate que comi nessa época da Páscoa resultaram no aparecimento dessas pequenas espinhas. Não foi nada absurdo, no entanto. Eram espinhas normais, de um rosto normal, de uma pele normal. Basicamente, minha pele voltou a ser o que era antes de começar a usar o ac: oleosa, sim, mas facilmente tratável.

Claro que continuei com minha rotina, de óleo de limpeza + espuma de limpeza, toner, protetor solar e tratamentos semanais. Graças também a eles que pele não virou nada lastimável.

Meu kit de salvamento para pele oleosa:



Considerações finais:

Posso dizer que consegui, sim, encontrar uma salvação para a oleosidade que transborda na pele quando se abandona o uso do anticoncepcional – e com nada caro ou fora do comum, apenas lactobacilos e um certo suplemento de zinco.

Pelo o que eu pesquisei, a recomendação de um suplemento de zinco diário precisa ser entre 18mg até no máximo 28mg. Não se deve ultrapassar o valor de 30mg diários por mais de 4 dias consecutivos. Por isso, escolhi 20mg. Eu vou aumentar um pouco mais no próximo mês essa dose, quero 25mg para ver se essas pequenas espinhas que apareceram somem definitivamente.

Enfim, estou feliz demais com o resultado, vocês não tem noção. Não tenham medo como eu tinha de parar o ac, meninas. Busquem uma dermatologista, façam exame de sangue ou algum outro necessário e levem o nome desses manipulados para ela. Uma vantagem é que, como são apenas suplementos, podem ser pedidos para manipular sem receita, mas claro que ao menos um exame de sangue é recomendável fazer, pois acompanhamento médico é necessário demais nessa vida.

Sobre efeito colateral e a enxaqueca: efeito colateral não tive absolutamente nenhum e tem semanas que não tomo um remédio sequer parar enxaqueca. Yay! Isso sim que é uma maravilha, hein. <3

Bom, espero que tenham gostado do post e que esses suplementos ajudem a salvar a pele de vocês quando pararem o ac tanto quanto salvou a minha! Não sei por quanto tempo mais tomarei, a dermatologista recomendou 6 meses, mas com tantos benefícios que os manipulados possuem (até porque costumo ter muitos problemas de estômago e intestino, então o lactobalico seria de muita ajuda), talvez eu estenda o prazo um pouco mais, já que a saúde vem sempre em primeiro lugar, não é mesmo?

Compartilhem esse post com suas amigas e nos vemos na próxima!

Outros posts que podem te interessar:


0 comentários: