sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Eliminando Manchas e Cicatrizes de Espinhas - Parte 1

Oi, oi!

Essa vai ser a Parte 1 do quadro sobre como comecei a me livrar das manchas e cicatrizes de espinhas.


Antes de escolher esse processo, eu já tinha testado inúmeros produtos, como argila branca, produtos com snail, aloe vera, placenta vegetal, o Good Night WhiteSleeping Mask, dentre outros produtos que prometiam clarear e eliminar manchas da pele. Nenhum, no entanto, resolveu 100% o meu problema, ou seja, as marcas de espinhas continuavam ali.

Foi então que comecei a procurar por tratamentos estéticos que eliminavam essas cicatrizes definitivamente. Escolhi a clínica Onodera e, entre as opções que eu já tinha em mente, fiz a avaliação e me indicaram o Microagulhamento ou o Peeling Químico Combinado. Como eu queria zero agulhas na minha cara, fora que eu já havia pesquisado muita coisa, escolhi o Peeling Combinado.

O que é o peeling químico?
O peeling químico é um processo que atua sobre as diferentes camadas da pele – em nível superficial, médio ou profundo – produzindo um efeito que vai desde a esfoliação até a destruição completa da epiderme. De acordo com o nível de agressão, o processo de regeneração e reepitelização pode renovar ou remodelar a integridade e vitalidade das células.

O que diferencia cada um dos peelings químicos?
Cada peeling pode ser realizado por um tipo de agente químico. O mais comum é o ácido. Os fatores que definem sua agressividade são ph, concentração, o fato de ser combinado ou não, o modo de aplicação, o tipo e localização da pele, o tempo de contato, a maneira como é neutralizado ou diluído ao término do peeling, o número e frequência das sessões, entre outros.
No peeling combinado, o combinado de ácidos faz com que uma nova camada celular se forme, renovando todo aspecto por onde age. Esse peeling é composto pelos ácidos retinóico, ascórbico e salícilico, além de agentes clareadores.

Em que caso o peeling químico é indicado?
O peeling químico é indicado para quem tem pele do rosto com rugas e/ou danificadas pela exposição solar, rugas ao redor da boca, pés de galinha e flacidez de pele no canto e ao redor dos olhos, rugas finas acima e entre as sobrancelhas, manchas hipercrômicas, determinadas dermatoses pré-cancerosas, cicatrizes de acne, cicatrizes antigas, entre outras
.
Quais são os ácidos utilizados no peeling combinado?
Ácido retinoico: Derivado da vitamina “A”. Maravilhoso regenerador de colágeno. Por ser um dos mais eficazes contra o envelhecimento é usado muito em peeling químico, porém também é um dos que mais causam reação alérgica ou irritação. A recomendação é sempre usar esse ácido com prescrição e acompanhamento médico.

Ácido salicílico: Derivado da casca do salgueiro, mas pode ser encontrado em frutas vermelhas ou que tenham um avermelhado próximo ao caroço, como o pêssego por exemplo. Utilizado para peeling com efeito de descamação superficial da pele, promovendo renovação celular. Ótimo aliado para peles muito oleosas, poros dilatados e acneicas.

Ácido ascórbico ou vitamina “C”: Ótimo para clarear a pele com manchas e um dos melhores antirradicais livres. O ácido ascórbico tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e assim prevenindo e retardando o envelhecimento. Ele também estimula a produção de colágeno da pele, reduzindo a flacidez, e atua nos melanócitos, células que guardam a melanina, uniformizando a cor da pele. O ácido ascórbico protege a pele em suas camadas mais profundas. Seus efeitos de fotoproteção incluem diminuição de eritema (vermelhidão), diminui alterações em nível celular e DNA, reduz também o aparecimento de manchas, diminui o câncer de pele e o envelhecimento.

Quanto custa a sessão?
O preço que paguei em uma sessão foi de R$182,00. Dependendo da profundidade e o tamanho das cicatrizes, podem ser necessárias até 8 sessões para eliminar definitivamente as manchas de espinhas.

Pois bem, fiz num sábado de manhã o peeling combinado (16/12/2017). Depois da avaliação e tudo mais, a sessão é bem rápida, demorou cerca de 20 minutos apenas. Os ácidos são aplicados um a um no rosto. Espera-se um tempo para cada um agir antes de aplicar e seguinte e assim por diante. Arde um pouco sim a aplicação deles, mas tudo é tolerável.

Se durante o processo a sua pele tiver alguma reação distinta (como manchas pretas ou brancas) a médica precisa parar a aplicação dos produtos na hora, uma vez que seu rosto teve uma reação adversa aos ácidos. Porém se sua pele ficar com uma ardência bem leve e minimamente avermelhada está tudo como nos conformes então, pois isso significa que os ácidos estão cumprindo corretamente a sua função.

Por fim, o último produto utilizado é o ácido retinoico. Você sai do consultório com ele no rosto e deve mantê-lo ali na pele por 6 horas. Não é indicado ficar mais que 6 horas com esse ácido no rosto, uma vez que ele pode acabar prejudicando a sua pele, criando novas lesões ou manchas. Então, depois desse tempo, é necessário lavar o rosto com água morna apenas. Não utilize mais nada nesse dia.

No primeiro dia, meu rosto ficou minimamente vermelho e só. No segundo dia, como a médica disse que ocorreria, ficou levemente inchado e vermelho ainda. De noite, começou a descascar primeiramente o queixo. No terceiro e quarto dia começou a descamação pra valer, que durou mais três dias – ou seja, descamou de segunda até quinta-feira.

Durante todo esse tempo, eu podia apenas lavar o rosto com um gel de limpeza para pele sensível (eu uso o Cosrx Low Ph Good Morning Gel Cleanser) e passar protetor solar de 4 em 4 horas, jamais esquecendo de reaplicar, principalmente quando a pele estava mais sensível e descamando. Não é recomendado usar maquiagem durante esse tempo, para não entupir os poros ou prejudicar a ação do peeling.

Depois de 1 semana eu finalmente podia voltar com minha rotina de cuidados com a pele. Usei o all in one snail e o óleo de rosa mosqueta para ajudar na cicatrização, hidratação e regeneração da pele.

Depois de quase 2 semanas, esse foi o resultado:

Antes:


Durante a sessão:

Pele descamando:

Depois de 13 dias:



Minhas considerações finais:

Como a médica já havia me informado, só uma sessão não iria adiantar muita coisa – e foi exatamente isso que ocorreu, como dá pra ver pelas imagens. Confesso que eu esperava um pouco mais, porque realmente descamou muito, no entanto todas as minhas manchas continuam visíveis na pele, infelizmente. O procedimento não trata cravos nem nada do tipo, apenas descama e renova a pele. Como essa é a parte 1 do quadro, daqui uns meses volto com a continuação dessa história toda, e provavelmente terei que fazer cerca de 5 sessões de peeling combinado para me livrar de vez dessas manchas. Mas em 2018 vai!! Uma das minhas metas do ano que vem é me livrar definitivamente dessas cicatrizes de acne da pele, e espero que daqui algumas sessões isso realmente aconteça :3


E vocês, já tentaram esse método? Deu certo ou vocês indicam outro? Deixem um comentário!

Até a próxima.

0 comentários: